Arte Sacra


"...Disse então Moisés aos israelitas: "O Senhor escolheu Bezalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá, e o encheu do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística, para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e lapidar pedras, entalhar madeira para todo tipo de obra artesanal. E concedeu tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a habilidade de ensinar os outros. A todos esses deu capacidade para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, bordadores de linho fino e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e como tecelões. Eram capazes para projetar e executar qualquer trabalho artesanal"..."
Êxodo 35:30-35

  E esse foi o texto levantado no ultimo encontro dos voluntários no Rio de Janeiro,  logo após um tempo de meditação e discussão sobre um dilema: "Na situação de uma banda, se tivessemos um musico comprometido com Cristo e ruim de técnica e um musico tecnicamente ótimo porém  sem compromisso com Cristo qual escolheriamos?" 
  Discussões a parte sobre esse dilema, esse texto nos deixou nítido que a prioridade de um artista cristão não é ser um "artista cristão" e sim ser um "cristão artista",  a arte é apenas uma parte nossa, é uma das nossas caracteristicas dadas por Deus pra que o nome dEle seja glorificado em nós, através de nós. Cada detalhe que nos compõe: temperamento, doutrina, habitos, habilidades, traumas, talentos, autenticidade, religiosidade... Sejam eles bons ou ruins, devem estar submetidos ao nosso relacionamento com Deus; ou seja, todos esses detalhes que nos compõe devem como a arte ser usados para o Reino.
  O texto também fala sobre Deus te-los capacitado ao ponto deles ensinarem a outros,  ora, Deus não é o Criador? É Ele que nos inspira, nosso viver, nossa arte então é apenas reflexo do nosso relacionamento com Ele, mas não somos capacitados apenas para nós mesmos.
  Algumas perguntas  ficaram de reflexão e motivo de oração, creio que devamos nos perguntar todo dia sobre, e ai teremos firme em nossa mente nossa motivação, quem é Ele e quem somos nós :  quem somos quando não estamos ultilizando a nossa arte?  Deus usa quem somos ou limitamos ele a apenas um modo? Como que tudo que existe em mim pode ilimita-lo?
  Não dependa do seu talento, dependa de Deus.
  "Porque Dele, por Ele, para Ele são todas as coisas"

Samyra Calipo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM POVO na galeria da fé

MISSIOLOGIA ARTÍSTICA

Diário de bordo