MISSIOLOGIA ARTÍSTICA


É comum no meio cristão – embora não devesse ser – pessoas entenderem a forma que foram direcionadas por Deus para realizar seus trabalhos como a única forma correta. Alguns até pensam que essa forma é algum tipo de doutrina, sendo assim todos tem que seguir a mesma cartilha.

Quantos pastores, denominações e missionários querem impor metodologias rígidas sobre assuntos flexíveis?

No campo da arte isso não só acontece como é possível que seja bem mais acentuado.

Porem é impossível padronizar o desenvolvimento artístico e criar uma doutrina metodológica para a criação, ao fazer isso privamos artistas de seguirem um rumo natural para seu estilo de arte e até de ouvirem a voz de Deus.

Creio na linguagem da criatividade e que Deus a usa com muito entusiasmo para comunicar-se com os artistas.

Outro equivoco derivado deste é o que leva o entendimento de que toda criação artística deve ser permeada com evangelismo ou citações claramente cristãs, parece que o artista cristão tem mais credibilidade quando escreve “jesus” em sua arte do que quando age baseado nos princípios dEle.

Isso é remediado nas palavras de Santo Agostinho “pregue em todo tempo, se preciso use palavras”, nem sempre é natural para o artista cristão se expressar de maneira a deixar claro em sua arte alguma verdade bíblica – embora essa arte não deva ferir o caráter de Deus – , mas é imprescindível que ele demonstre essa verdade através de seu modo de viver, e talvez isso seja bem mais “eficiente” já que de “fakes” as pessoas lá fora estão cheias!

Alem disso é difícil imaginar música como se imagina uma pintura, as mídias são extremamente diferentes e por isso devem ter atenção totalmente diferentes, métodos de criação diferentes e ênfase totalmente diferentes.

Sei que esse tipo de liberdade é sempre motivo de medo, será que ao deixar a criatividade solta não teremos problemas com uma arte manchada pelo mal ao invés de uma arte sadia? Para que isso não ocorra o artista cristão deve ter uma mente renovada que não se conforma com o rumo do mundo a sua volta (Romanos 12:2), isso só será possível através de um relacionamento pessoal com Deus.

Existem diversas maneiras de o artista cristão ser útil ao Reino, nenhuma delas, no entanto pré-moldada, apesar da importância e relevância de compartilharmos nossas experiências uns com os outros e isso servir de inspiração, essas experiências não são doutrina, e uma das maiores colaboradoras na criação de seitas e heresias é justamente criar doutrinas a partir de experiências.

Seguir nosso próprio caminho não é fácil, mas certamente é assim que nossa arte amadurece, se torna relevante e pode ser apreciada além dos círculos e meios tão viciados em mediocridade que são incapazes de ultrapassar as paredes de um templo ou nicho.




Comentários

  1. Oh, coisa boa, um blog desse!!
    bjs a todos o BMMistas do Brasil

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este blog!
    E que texto magnífico!

    Abraçoo!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse post...
    Precisamos pensar de forma diferente...
    E que a gente possa fazer tudo para a glória Dele!!!

    Como diria na Bahia, "muito massa, meu bróder"!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante esse texto. Eu concordo e até já pensei de forma pré-moldada. Mas graças ao bom Deus, Ele me mostrou que criou um mundo com tantas cores, odores, texturas, sons e sabores diferentes para revelar sua multiforme sabedoria, e dizer que somente isto ou aquilo o representa é limitar demais nosso Deus todo poderoso, além de uma tamanha arrogância!

    ResponderExcluir
  6. Ah q legal ler isso!
    Lembro de falar isso várias vezes!
    Que Deus abençoe vcs!
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Q gostoso poder ler um texto tão rico e tão criativo como este! É por essa e por outras q nos motivamos a seguir o curso da multiforme graça e sabedoria d Deus e de modo algum nos sentimos sós, pq é esse pensamento que nos une e testifica q somos filhos de Deus. É p isso q sou seguidora de Cristo e BMMista de coração =D Estamos aí, galera! bjs*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Postagens mais visitadas deste blog

UM POVO na galeria da fé

Diário de bordo