Onde está o seu amor?

“Por que esconder a luz
De todos os que sofrem na escuridão?
Como pode alguém viver com Deus
Sem amor e sacrifícios?
Como se acostumar
Com a dor e a miséria sem se comover?
Como admitir viver pra si e dizer:
‘-Não tenho tempo pra mais nada’?”


Esse trecho da música Aonde está o seu amor, da cantora Lorena Chaves, resume um pouco do que meditei durante o período de Quaresma e Retiro do BMM. Neste período, a palavra que mais me marcou e na qual eu mais meditei foi amor. Amor que nos faz um, que nos faz pessoas melhores, que nos leva ao arrependimento, que nos move a servir, morrer, sofrer pelo outro.

Uma das passagens que mais me marcou foi a oração que Jesus faz por seus discípulos antes de ser preso em João 17 e nesse texto eu destaco o verso 23: “Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.” (Versão NVI). Jesus estava orando por mim e por você, e um dos pontos que ele destaca é o desejo que ele tinha de que fossemos unidos e que desta forma pudéssemos mostrar o amor do Pai. O que me chama atenção nesse texto é que Jesus poderia simplesmente falar que Deus nos ama, mas ele aponta a proporção desse amor: Ele nos ama da mesma forma em que ama Seu Filho. Muitas vezes não percebemos a dimensão desse amor e que as pessoas vão conseguir perceber esse amor através de nossas vidas e da maneira como resolvemos nos unir a elas.

Outro texto sobre o qual conversamos foi o de João 13, quando Jesus lava os pés de seus discípulos. Nos versos 14 e 15 ele fala: “Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.”. Nessa passagem, Jesus nos deixa a missão de amar através do serviço. Um pouco antes, no verso 8, ele explica para Pedro que ele não poderia se relacionar com pessoas que ele não pudesse servir. O triste de nossa sociedade é que temos aprendido e vivenciado o inverso, dizendo: não vou me relacionar com aqueles que não me servem. Que possamos aprender que serviço é caminho de felicidade (João 13.17)

Finalmente, no texto de João 15, Jesus nos ensina que para darmos bons frutos devemos permanecer nele e em seu amor. Ainda nesse capítulo, nos versos 12 e 13 ele afirma: “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” Jesus aqui nos ensina que devemos nos amar com um amor genuíno, o amor com que ele nos amou. Mas que amor é esse? Esse é o amor que se entrega, se doa, dá a vida pelo próximo e, dessa forma, liberta e resgata. Durante o retiro, um dos pontos que tratamos foi sobre a dor e sofrimento, e como ainda devemos aprender a realmente sofrer com o próximo, sentir a dor junto, não acharmos normal a miséria e a falta de esperança, mas agirmos como agentes de transformação.


Minha oração é que nesse tempo onde temos visto ódio e vivido em meio a tanto conformismo, possamos sofrer a dor do outro e amar como Jesus nos ensinou.



Matheus Oliveira
Voluntário do BMM no RJ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POETIZAR - O Sarau dos amigos.

Sobre Janeiro

Agora é a Chance Que Você Esperava Para Mostrar Seu Talento!