Caminhando e cantando e seguindo a canção

EAAEEEEE PESSOAR!

Na sábado do dia 17/outubro rolou a LuPA – Lugar para Artistas, onde discutimos e pensamos juntos a visão do BMM, e no que o movimento espiritual artístico implica em nossa vida.
E nessa LuPA nós discutimos sobre caminhos. 

Para disparar a conversa, usamos um trecho da música “Pra não dizer que não falei de flores” do Geraldo Vandré, que chamava as pessoas para caminharem/lutarem juntas e também criticava o governo na época. O contexto da música, final da década de 60, com grandes marcos históricos acontecendo, davam o tom necessário para que a música fosse nacionalmente conhecida, censurada, e alvo de grandes controvérsias, sobretudo políticas. 


O contexto político polarizado da década de 60 nos fez pensar sobre o nosso atual momento político, polarizado, dividido...Somos intimados a ser parte de um desses pólos e se abster é uma opção mal vista por ambos. Então, o que levamos em consideração quando escolhemos os caminhos que percorremos? Qual é o certo, ou o "menos errado"?

Usando a Bíblia pra nos ajudar a pensar, lembramos de diversas referências do caminho que devemos seguir (João 14. 6), ou do que nos ajudará nesse caminho (Salmos 119. 105; 1) e de como Deus enxergou o caminho que tomávamos na terra (Gênesis 6.12). 

No entanto, foi em Lucas 24.13-33 que meditamos um pouco mais. Os dois discípulos vão para Emaús - lugar de conforto, onde repousariam - sem levar em conta as ordens de Cristo, comentando sobre tudo que havia ocorrido (morte de Jesus, as mulheres anunciam que teriam visto ressuscitado). Cristo aparece para eles e começa a andar com eles, sem que percebessem quem Ele era. Ao se despedirem, os discípulos o convidam para pousar com eles pois já era tarde, e quando Jesus reparte o pão, eles percebem quem Ele era. Jesus desaparece, e os discípulos voltam imediatamente para Jerusalém pelo mesmo caminho.


Ser parte de um movimento espiritual consiste em caminhar COM Cristo, deixar que Ele faça parte do processo, do andar, e até mesmo modificar o destino da viagem que você tinha planejado. É se juntar a Ele no que Ele quer e está fazendo. Um movimento fora de Cristo não é espiritual, é mais um movimento.

O movimento também implica em vencer a inércia, sair, fazer, ir, começar, andar. Assim como a música disparadora “Vem, vamos embora que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"...Ou mesmo um dos pensamentos de Pr. Martin Luther King Jr, importante líder político do movimento de Direito civis dos negros nos Estados Unidos:

“É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver“


Com tudo isso, somos convidados a caminhar COM Cristo, ser parte do que Ele está fazendo, nos juntar ao seu movimento, não deixando que os caminhos que são oferecidos nos levem pra longe do que Ele quer pra nós. =P

Até mais galera!


Lucas Gabriel

Estudante de Psicologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POETIZAR - O Sarau dos amigos.

Poetizar Rio de Janeiro (7ª edição)

Oração, o pulso, a pulsação