40 dias de oração - semana 5

SEMANA 5 (DE 16/03/2015 A 22/03/2015)

Esta semana temos uma proposta especial!
A Quaresma, como já conversamos, é um tempo voltado ao arrependimento, voltado para a confissão de pecados e a mudança de vida, segundo a graça de Deus. Prova disso é que ela começa com a “Quarta-Feira de Cinzas”, sendo as cinzas um símbolo de arrependimento que encontramos na Bíblia.
Vamos refletir sobre o pecado, sobre a importância de confessá-lo e sobre a graça de Deus durante os próximos dias, a fim de que possamos experimentá-la e vivê-la permanentemente.

DIARIAMENTE
Aceite o desafio de, todos os dias dessa semana, incluir um tempo de confissão em seu tempo a sós com Deus. Faça todos os dias a oração do salmista: “Vê se em minha conduta há algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:24) Caso você não sinta desejo de confessar algum pecado pessoal, faça como Isaías, e confesse o pecado do seu povo, do qual você faz parte (cf. Isaías 6:5). Confesse os pecados que temos cometido como igreja, como movimento, como nação. Atenção, porque é possível que você se conscientize de algum pecado fora do seu tempo a sós com Deus. Se você tiver condições de pedir perdão no momento em que percebeu, bom. Caso contrário, anote o que pensou para refletir depois, só não deixe “passar em branco”...

DIAS DE REFLEXÃO
Medite nas reflexões propostas abaixo (nesta ordem). O ideal é assistir uma por dia, dentro das suas possibilidades.
1      Talmidim nº 323, “Surpresa”. Acesse.
2      Talmidim nº 324, “Eventual”. Acesse.
3      Talmidim nº 325, “Chorar”. Acesse.
4      Talmidim nº 326, “Recomeçar”. Acesse.

DIÁRIO PESSOAL
Anote seus pedidos e motivos de agradecimento dessa semana.
Reflita:
• o que Deus falou comigo essa semana que mais me tocou?
• que sentimento predominou em mim essa semana?
• senti algum apelo, desejo, inspiração?
• tive alguma dificuldade ou resistência em dedicar um tempo diário para estar a sós com Deus?  
• como foi a experiência de procurar me confessar diante de Deus diariamente? Que conclusões posso tirar dessa experiência?


CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO ( inspirado no Talmidim 327, “Recado”)
Em Marcos 16:7 estão escritas as palavras ditas às mulheres que “descobriram” a ressurreição de Jesus: “Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão, como lhes disse.” Será que Pedro pensaria em não ir a Galileia, tomado pela culpa de ter negado a Cristo? Caso pensasse assim, ficou bem claro que ele foi convidado para essa festa.

“Assim como Pedro recebeu um convite pessoal, um recado específico, há também um recado de Deus pra você e pra mim. É um recado que vem com o nosso nome, é uma palavra que diz respeito  a nós e tão somente nós, a cada um de nós. (..) para cada coração humano e cada pessoa há um recado de Deus identificado com o seu nome. (...) Não fique aí na poltrona. Não fique aí pelos cantos chorando seus pecados e suas culpas. Levante-se, enxugue as lágrimas. Jesus está esperando você na festa.”  KIVITZ, Ed René. Talmidim: O passo a passo de Jesus. 1ª ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2012, p. 333.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POETIZAR - O Sarau dos amigos.

Poetizar Rio de Janeiro (7ª edição)

Oração, o pulso, a pulsação