40 dias de oração - semana 3

SEMANA 3 (DE 02/03/2015 A 07/03/2015)

Convidamos você a acolher as seguintes propostas abaixo no seu dia-a-dia com Deus essa semana.
Escolha a hora e o local mais adequados pra você, lembrando que nos comprometemos a dedicar pelo menos 30 minutos por dia.
Essa semana te convidamos a refletir sobre a prática do jejum e experimentá-la. O jejum é uma das práticas religiosas mais comuns no período da Quaresma, porém, entendemos que ela pode ter um significado profundo nas nossas vidas para além desse tempo.
Estamos nos preparando para comemorar a ressurreição e, nesse contexto, é importante lembrar que não houve ressurreição sem morte. O jejum é importante para nos lembrarmos dessa verdade.
Que as propostas dessa semana sejam um ponto de partida pra você iniciar/melhorar a prática do jejum na sua caminhada com Deus. Sabemos que é um assunto complexo e que por isso acabamos evitando no nosso cotidiano! Desafiamos você, então, a buscar suas próprias conclusões e experiências a esse respeito, sem medo. Quem sabe não precisamos apenas começar, dar o primeiro passo... Mas, acima de tudo, que seja mais uma semana em que estar com Deus seja prioridade!

DIA DE LER A BÍBLIA
Textos propostos: Marcos 2:18-20; Mateus 6:1-18
Após ler o texto, faça uma reflexão:
• Leia o texto inteiro de uma vez; releia, devagar, versículo por versículo. Pergunte-se: O que diz o texto em si?
• Pare onde Deus te fala interiormente; não tenha pressa, aprenda a saborear. Pergunte-se: O que o texto diz para mim?
• Deus é Pai que nos ama muito mais do que poderíamos ser amados Pergunte-se: O que o texto me faz dizer a Deus? Podem ser louvores, pedidos, ação de graças, adoração, silêncio...
• Reflita um pouco sobre o que os textos dizem sobre o jejum, especificamente. O que você pode concluir, a partir do texto, sobre o seu conhecimento/ prática dessa disciplina espiritual?

DIA DE REFLEXÃO
Medite na reflexão proposta.
Talmidim nº 67. “Jejum”

DIA DE ORAÇÃO
Convidamos você a um tempo de oração associada ao jejum.

DIA DE INTERCESSÃO
“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.” João 12:24-25 O que você sente que precisa “morrer” em você ou em nós para que caminhemos juntos com Jesus e para que sejamos um movimento espiritual frutífero? Entregue isso a Deus e clame pela misericórdia Dele por nós.

DIÁRIO PESSOAL
Anote seus pedidos e motivos de agradecimento dessa semana.
Reflita:
• o que Deus falou comigo essa semana que mais me tocou?
• que sentimento predominou em mim essa semana?
• senti algum apelo, desejo, inspiração?
• tive alguma dificuldade ou resistência em dedicar um tempo diário para estar a sós com Deus?
• o que concluí sobre a prática do jejum?
• qual das atividades propostas foi a mais difícil pra mim? Por quê?

SUGESTÃO PARA A SEMANA
Convidamos você a – além de praticar constantemente, claro –  estudar sobre o jejum daqui pra frente, na sua vida. Recomendamos o livro “Celebração da Disciplina” (Richard J. Foster), principalmente o capítulo sobre o tema, como ponto de partida. Acesse:

CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO
Repita algumas vezes as seguintes palavras de Jesus (João 11:25-26):
Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.”

O que você sente vontade de dizer a Jesus nesse momento? Tenha um tempo de oração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POETIZAR - O Sarau dos amigos.

Poetizar Rio de Janeiro (7ª edição)

Oração, o pulso, a pulsação