eu e nós.



Fui desafiada a dirigir a reunião de setembro do BMM-Rio e dirigir uma reflexão mais prática sobre a nossa visão. Quando eu estava me preparando eu percebi que a tarefa não seria fácil, pois me peguei preparando um belo discurso sobre o que o BMM busca realizar, um discurso nada prático. Abandonei essa tentativa pra começar tudo de novo. Foi quando me lembrei do que está escrito na carta de Tiago:

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” 
Tiago 1:22-25


Depois que Tiago fala isso, ele segue mencionando algumas ações práticas que ele recomendava pra quem era “ouvinte da palavra”. A partir desse texto, conversamos sobre como podemos praticar tudo o que temos ouvido, a começar pela declaração de visão do BMM:

“Conectar pessoas a Jesus através da música e outras artes gerando movimentos artisticamente espirituais e espiritualmente artísticos em todos os lugares.”

Convidei o pessoal a imaginar essa declaração de visão como o destino de uma viagem, o “lugar” pra onde estamos indo.
O caminho até esse destino não é improvisado. Ele é planejado. Por isso a equipe do BMM-Rio fez um planejamento, debaixo da orientação de Deus, pensando em ações para as áreas de oração/discipulado/música/literatura/artes visuais/logística para os próximos anos. Como nossa viagem segue a agenda de Deus, temos a consciência que nosso planejamento inicial pode ser mudado de acordo com a vontade d’Ele.
Na analogia que fiz, disse que existem providências menores a serem tomadas em uma viagem, por exemplo, a compra das passagens e a reserva de hospedagem. O planejamento, então “ganha corpo” com essas ações. Essa é a nossa agenda. Definimos eventos e datas a partir do que planejamos. A intenção era deixar claro que nossa agenda não é aleatória, ela parte da nossa visão, passando pelo nosso planejamento estratégico.
Em um segundo momento, passamos a conversar que, apesar da nossa agenda de eventos ser importante, nosso movimento não se resume a ela. Nós não queremos que o BMM seja um grupo legal, de pessoas legais, que fazem coisas legais juntas, EVENTUALMENTE. Isso não é movimento! A pessoa que participa de um movimento tem uma convicção pessoal no coração que dialoga com tudo o faz.
Então, concluímos que o as experiências vividas com o BMM devem ser levadas para o dia-a-dia de cada um. (E o interessante é que o contrário também ocorre!)
Nossa oração naquele dia foi pra que essa visão de “conectar pessoas a JESUS” – e não meramente “ao BMM” – seja realidade em nossas vidas tanto no que fazemos juntos, como na nossa agenda de movimento, quanto pra cada BMMista pessoalmente, em seu cotidiano.

Que esse continue sendo nosso desejo e oração!

Luíza Pereira,
voluntária e uma das líderes do BMM no Rio de Janeiro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POETIZAR - O Sarau dos amigos.

Poetizar Rio de Janeiro (7ª edição)

Oração, o pulso, a pulsação