Arte Sacra


"...Disse então Moisés aos israelitas: "O Senhor escolheu Bezalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá, e o encheu do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística, para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e lapidar pedras, entalhar madeira para todo tipo de obra artesanal. E concedeu tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a habilidade de ensinar os outros. A todos esses deu capacidade para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, bordadores de linho fino e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e como tecelões. Eram capazes para projetar e executar qualquer trabalho artesanal"..."
Êxodo 35:30-35

  E esse foi o texto levantado no ultimo encontro dos voluntários no Rio de Janeiro,  logo após um tempo de meditação e discussão sobre um dilema: "Na situação de uma banda, se tivessemos um musico comprometido com Cristo e ruim de técnica e um musico tecnicamente ótimo porém  sem compromisso com Cristo qual escolheriamos?" 
  Discussões a parte sobre esse dilema, esse texto nos deixou nítido que a prioridade de um artista cristão não é ser um "artista cristão" e sim ser um "cristão artista",  a arte é apenas uma parte nossa, é uma das nossas caracteristicas dadas por Deus pra que o nome dEle seja glorificado em nós, através de nós. Cada detalhe que nos compõe: temperamento, doutrina, habitos, habilidades, traumas, talentos, autenticidade, religiosidade... Sejam eles bons ou ruins, devem estar submetidos ao nosso relacionamento com Deus; ou seja, todos esses detalhes que nos compõe devem como a arte ser usados para o Reino.
  O texto também fala sobre Deus te-los capacitado ao ponto deles ensinarem a outros,  ora, Deus não é o Criador? É Ele que nos inspira, nosso viver, nossa arte então é apenas reflexo do nosso relacionamento com Ele, mas não somos capacitados apenas para nós mesmos.
  Algumas perguntas  ficaram de reflexão e motivo de oração, creio que devamos nos perguntar todo dia sobre, e ai teremos firme em nossa mente nossa motivação, quem é Ele e quem somos nós :  quem somos quando não estamos ultilizando a nossa arte?  Deus usa quem somos ou limitamos ele a apenas um modo? Como que tudo que existe em mim pode ilimita-lo?
  Não dependa do seu talento, dependa de Deus.
  "Porque Dele, por Ele, para Ele são todas as coisas"

Samyra Calipo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POETIZAR - O Sarau dos amigos.

Poetizar Rio de Janeiro (7ª edição)

Oração, o pulso, a pulsação